DuAleto faz releitura metal da levada tradicional do samba

DuAleto faz releitura metal da levada tradicional do samba

16 de agosto de 2018 761 Por Oficina do Demo

Dualeto, formado pelo guitarrista Alexandre de Orio e pelo baterista Beto Ferrari, professores da Yamaha Music School do Brasil, lançaram material inédito no Youtube voltado aos músico interessados na fusão entre heavy metal e ritmos brasileiros.

“Telecoteco Metal Song” traz os músicos unidos dessa vez para registrar uma música construída inteiramente sobre uma célula rítmica demonstrada no livro ‘Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra’ de autoria de Alexandre de Orio.

Alexandre de Orio dualeto oficina do demo
DuAleto

Veja “Telecoteco Metal Song”

Orio e Ferrari traduziram para o heavy metal a levada batizada de telecoteco muito conhecida por sua aplicação em tamborins no samba. “Nossa intenção é mostrar para os músicos, tanto guitarristas quanto percussionistas, a versatilidade que a fusão desses dois ritmos musicais propicia possibilitado inúmeras criações e transformações na música”, explica Orio.

Além dos estudos técnicos, o livro ‘Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra’ apresenta o objetivo de trabalhar a criatividade do guitarrista-leitor sem se prender a gêneros e estilos e explorar os elementos musicais ao máximo.

“Telecoteco Metal Song” foi filmada no Family Mob Studio, e gravada, mixada e masterizada no CasaNegra Studio por Augusto Lopes, ambos em São Paulo.

Antes de disponibilizar “Telecoteco Metal Song” ao grande público, Orio apresentou a canção no Salão Duas Rodas 2017 ao lado de Eloy Casagrande, baterista do Sepultura, e Bruno Ladislau, baixista da banda André Matos.
O duo Alexandre de Orio e Beto Ferrari tem registrado também o clássico do chorinho “1X0”, de Pixinguinha, com um arranjo elaborado em um diálogo entre bateria e guitarra. 

DuAleto – 1×0

Alexandre de Orio é bacharel em guitarra pela FAAM e pós-graduado em Estruturação e Linguagem Musical e Docência Superior em Música. É pós-graduado também pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em Improvisação no Jazz e História da Música Popular Brasileira. Integra alguns projetos musicais como o Quarteto Kroma de Guitarras e foi guitarrista do Claustrofobia entre 1996 e 2015.

Beto Ferrari é graduado em licenciatura em música pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e em bateria popular pela Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo). Além de educador, atua como músico em diversos projetos como a banda Rock and Road, de Ivan Busic (Banda Busic e ex-Dr Sin).

Dualeto está disponível para demonstrações e workshops baseados no livro ‘Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra’. 

Links importantes:

www.alexandredeorio.com

www.facebook.com/beto.ferrari.35