Coluna do Demo #9 – A Cena de Minas Gerais

Coluna do Demo #9 – A Cena de Minas Gerais

18 de junho de 2018 3498 Por Charles Seguins

A Cena de Minas Gerais

E aeeeeeeeeê rockers! Como estão? Ah que saudades de vocês meus lindos leitores e leitoras deste Basil. Falar em Basil, curtiram o empate com a seleção do queijo? Opa, queijo! Queijo também lembra Minas Gerais. Então tudo haver né? Queijo suíço x queijo minas, quem vence? Nossa! Eu sou triste com piadas! Enfim vamos lá a mais uma linda matéria onde você vai conhecer banda pakarai, som pakarai e vai curtir pakarai. Como diz em uma música da banda paulista O Terno, “ Não tem nenhum lugar que eu goste mais do que as montanhas de Minas Gerais… Quando eu for velho e quando eu for avô é pra lá que eu vou”. Linda homenagem, não é mesmo? Ah, Minas Gerais! A cena de Minas cresceu muito nos últimos tempos e vamos confirmar isso nessa matéria que eu fiz. A seguir temos a banda Espigão com seus fãs num pós-show que aconteceu no Festival de Cultura Independente de Contagem.

espigg1
Banda Espigão e fãs em pós-show. Foto por Fernando Prates

Terra de grandes nomes como Skank, Jota Quest e Sepultura, Minas Gerais é um lugar que não para de nascer coisa boa. Temos aí cena para todos os gostos e nessa matéria eu tentei dividir um pouco, como por exemplo a energia incrivelmente enérgica do Pense com a psicodelia filosófica do Lupe de Lupe que eu particularmente me amarro de graça. Vamos lá conhecer um pouco então? Se liga que o pão de queijo vai rolar, sô!

 

_____________________
Pense
Uma das bandas de maior destaque não só em Minas como em todo território nacional é a enérgica Pense. Formada por Lucas Guerra no vocal, Judá Ramos no baixo, Charles Taylo na bateria, Cristiano Souza na guitarra e Ítalo Nonato na outra guitarra a banda que nasceu em 2007 em Belo Horizonte, faz um hardcore de primeira qualidade e que se por acaso você ainda não ouviu, pelo amor né?  As letras são todas para se refletir e o instrumental é pra abrir roda e pular nela. Melhor do que falar é ouvir né? Então assista e ouça o clipe de seu mais novo trabalho denominado de “Todo Momento É O Agora” (faixa do novo álbum Realidade,Vida e Fé).

Conheça ou se atualize sobre o Pense:

Site oficial: http://www.penseoficial.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/penseoficial/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/PENSEHARDCORE

Lupe de Lupe

Uma banda de noise-pop/loud rock e punk experimental segundo a descrição na página. Uma das melhores segundo os meus gostos estranhos tambem. A banda é muito tapa na ferida e reverb no curativo. Eu já disse que sou péssimo com piadas né? A banda faz parte do coletivo Geração Perdida de Minas Gerais que inclui diversos artistas e bandas iradas que com certeza vale a pena o confere. A banda tava num hiato aí de dois anos e uns quatro de lançamento e agora voltou lançando a single “O Brasil Quer Mais” pelo coletivo e pela Balaclava Records com direito a videoclipe que você vai conferir a seguir.

 

Conheça mais sobre essa incrível banda:

Site oficial: http://www.lupedelupe.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/lupedelupe/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/lupedelupeoficial
Canal do Coletivo Geração Perdida de Minas Gerais: https://www.youtube.com/channel/UCvvN2XXkbmlQEa6iSa2PrIw

El Toro Fuerte

Post-Emo de BH muito bacana que eu curto bastante. Canções como “Se A Gente Tivesse Se Conhecido” e “Canção Para um Desencontro” são daquelas que você ouve imersamente. Formada por João Carvalho nos vocais, guitarra e baixo; Gabriel Martins na bateria; Diego Soares na guitarra, baixo e vocais e Fábio de Carvalho tambem nas guitarras, baixos e vocais. A banda está anunciando em sua página que em breve sairá o primeiro clipe da canção que se chama “Lá Vem O Inverno”. Datas tambem serão anunciadas na página, então fica ligado!
Fica ligado na El Toro Fuerte:

eltoro_031
El Toro e fãs cantando juntos

Facebook: https://www.facebook.com/ilfortetoro/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCa-nHNsuYzMmaEsc8rn7kVA

Espigão

 
Tenho um carinho muito especial por esses amigos de Contagem, cidade da metrópole mineira, pois eles sabem interagir bem com o público e fazem um trabalho digamos que carismático e interessante que envolve o público com a energia repassada pela boa presença de palco do vocalista Marcelo Corrêa que junto de Renato Corrêa, Frederico Delazari, Lucas Corrêa e Mr.Mau formam o Espigão que é uma banda com um trabalho consolidado na região metropolitana de Minas Gerais, com dois CDs gravados de forma independente e com um novo single, “Correndo Riscos”, produzido por Léo Marques, guitarrista da Transmissor e co-produtor do CD “Todas as Bandeiras”, da banda Maglore. Confira a seguir “Correndo Riscos”.

Conheça mais sobre a banda:

 
Site Oficial: https://www.bandaespigao.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/BandaEspigao/
Instagram: https://www.instagram.com/bandaespigao/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1Lo8Yw4rPWx2SsJnah1XZI?si=7sypkLqXTX6iRZTUmgOe9g

 
 
Sara Não Tem Nome

 
 
Eu adoro esse nome. Se Sara não tem nome, então por que a chamar de Sara? Isso é muito irado, namoralzin mesmo, passa o queijo minas aí! Sara Não Tem Nome é aquele tipo de som meigo e suave, que você ouve e começa a sorrir ao observar as folhas da árvore caindo sobre o chão. Não precisam viajar comigo nessa mesma onda, mas é bem isso. No som da banda é possível você encontrar elementos de mpb, folk rock, freak folk, dream pop, weird pop, slowcore/sadcore, indie rock e até post rock. A banda tá aí desde 2015 e agita as noites de Contagem e vem ganhando o respeito de todo cenário.
A banda teve o álbum de estreia produzido no Red Bull Studio São Paulo, cujo nome
Ômega III, que contou com produção de Julito Cavalcante (BIKE e Macaco Bong) e masterização do australiano Rob Grant, que assina as masters de Tame Impala.
Se eu fosse você já colocava na sua playlist velha aí que você ouve pra ir pro trabalho e dorme em pé no metrô.

3 - sara ntn- foto por kaio dias
Foto por Kaio Dias.

Conheça mais sobre a Sara (??):

Site Oficial: http://saranaotemnome.com/
Faceboook: https://www.facebook.com/sarahasnoname/
Download do disco Ômega III: www.saranaotemnome.com
Soundcloud: https://soundcloud.com/saranaotemnome Deezer: http://www.deezer.com/artist/8996490 Spotify: https://open.spotify.com/album/5Sit6wURv9DdRWa3I56vEM Rdio: http://www.rdio.com/artist/Sara_N%C3%A3o_Tem_Nome/album/%C3%94mega_III/

 

Usversus
 
 

Banda de Juiz de Fora, a Usversus tem uma sonoridade fiel ao rock n’ roll e agita a noite por onde passa sempre com muita energia e boas vibrações. A banda já dividiu palco com nomes como Dead Fish, Sugar Kane, Matanza, Bullet Bane e Pense. Em conjunto com a banda Obey (que também está na matéria), o grupo organizou diversas parcerias com o projeto Rise Together em uma turnê, festival e tambem em uma música que pode ser conferida nos canais das duas bandas.

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/usversus/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/usversus
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/artist/74UFQD2NjTqHm2Fgxrxw23?si=sfB2NkrCR7asftKtsLZrBw
 
Obey!
 

De Juiz de Fora para o mundo, a Obey! é uma banda bem enérgica e que está na estrada desse 2011. Junto da Usversus como já citado, movimenta muita coisa bacana por aí. Com dois eps e um álbum intitulado de “Da Tempestade ao Sol” a banda já participou do programa Breakout Brasil do canal Sony em 2014 e diversos shows sempre com muita energia.

 
Conheça mais sobre a banda:

Facebook: https://www.facebook.com/bandaobey/
Instagram: https://instagram.com/bandaobey
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/bandaobey
 
Sentidor
 

Sentidor é um projeto audiovisual eletrônico-experimental do músico mineiro João Carvalho que surgiu no ano de 2012 e que tambem faz parte do coletivo Geração Perdida de Minas Gerais. Cá entre nós, que projeto! Sério, eu to arrepiado com esse projeto (tem uma vibe bem experimental, bem gostosa mesmo!) e estou super indicando aqui junto as demais bandas de estilos diferentes, mas como todos já sabem eu procuro explorar diferentes vertentes para gostos diferentes (para que você caro leitor sempre possa se identificar com algum som da minha matéria). Vou deixar aqui o clipe da faixa “Dezembro”.

 

Mais informações:

Facebook: https://www.facebook.com/projetosentidor/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC7okdFyJxLSkCqFycLtUH2Q
Soundcloud: https://soundcloud.com/disritmiaesonho/sets
 
 
Dignatários do Inferno

Conheci essa banda aqui na Oficina do Demo e cá entre nós, que banda! Uma verdade dita sem indiretas, com a mensagem clara que a banda quer passar de forma que todos possam entender. Eu particularmente curti bastante conhecer esse trio que faz um trash como ninguém. É um trio que eu adoraria ver um show ao vivo. Dignatários do Inferno é composto por Bernardo Falcão na guitarra e vocais, Daniel Dan Dan na bateria e Lucas Santana Saab no baixo. Formado em março de 2015 em Juiz de Fora, defende o Estado Laico Brasileiro e questiona o uso das religiões com seu som sujo baseado no death, no trash e no stoner. O EP de estreia intitulado “DEMO” foi lançado virtualmente em 18 de setembro de 2015 e contém 4 músicas: Pedir, Papa-Hóstia, Sem Ôr (Meldels) e A Bruxa Branca.
Após o lançamento do EP “Demo”, a banda lançou seu álbum “Impastor”, que possui 10 faixas. Este álbum foi primeiramente lançado via Soundcloud em 13 de fevereiro de 2016 e a partir de julho de 2016 foi disponibilizado para venda em CD, na página da banda no Facebook.
Em 18 de setembro de 2017, a banda lançou virtualmente seu terceiro registro, o álbum “Sem Deus”, com 10 faixas. É do demo!!!

Conheça mais sobre a banda:

Facebook: https://www.facebook.com/DignatariosDoInferno/
Instagram: https://instagram.com/dignatariosdoinferno
Twitter: https://twitter.com/Dignatarios
Ouça no Spotify: https://play.spotify.com/artist/6TjSY7txBwPXR92SH6WZPI
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBlarQmYYGzoTKCu_3mnizA

Grupo Porco de Grindcore Interpretativo

 
Uma das bandas que mais me amarrei em conhecer foi a Porco. Mermão, que banda irada e ao mesmo tempo engraçada. Falo isso por causa de algumas músicas, como por exemplo “Eu Sou Amigo Da Sua Mãe No Badoo”, e pelo nome não preciso mais falar sobre né? Ouça que tu vai entender (hahahahha). Brincadeiras à parte a banda é boa demais mesmo! Tem na formação Porquinho (guitarra, voz e coisas), Batista (baixo, voz e coisas) e Lucas Mortimer (bateria, voz e coisas) segundo a descrição na fanpage.
O Grupo Porco já ganhou alguns prêmios bacanérrimos: Prêmio Brasileiro de Música Interpretativa; Grammy Latino 2012 e Troféu Imprensa. Os caras tem moral! Mais engraçado mesmo são as descrições na fanpage dos caras:

“Artistas de quem também gostamos:
Exaltasamba, Nasum, Xuxa, Katingulê, Latino, Eminem, Mundo Livre S/A, Pete Shop Boys, Burzum, Aviões do Forró, The Locust e Roberta Miranda
Interesses da banda:
Espalhar a palavra do interpretativo pelo mundo internets.”

 

 
Dá uma sacada melhor aí:

Facebook: https://www.facebook.com/grupoporco/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCR4KNSUyHunXK6Yx9MCLxqw
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/artist/4t9IIJkQRWU7ZLrpxPCUtc?si=0AiV33zkRY2-tupwRctXag
 
Absinto Muito

 
Belo nome! Absinto Muito é da cidade de Sete Lagoas e faz um som que remete as raízes do blues e do psicodélico somado ao bom rock n’ roll. Eu particularmente achei bem gostosinho e dá vontade de comer. É isso! Ouça e coma toda sonoridade que você gostar (ou beba Absinto). Vá por mim!

 
Conheça mais sobre a banda:

 
Soundcloud:  https://soundcloud.com/absintomuito Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/absintomuitorock
Facebook: https://www.facebook.com/absintomuito/
 
Nobat
 
Ouça Luan Nobat e dê um sorriso! Sabe aquele som que os pássaros param pra ouvir? Então, é Nobat!
Em 2014 o músico mineiro teve importante destaque na mídia nacional e foi apontado pela Revista Rolling Stone Brasil como a Revelação Mineira na música. E além disso o músico que é de Belo Horizonte já teve seu trabalho comentado e divulgado em mídias como:  Jornal O GLOBO Cultural, Scream & Yell, Revista O Grito!, Rock in Press, e nos sites internacionais Beehype e Sound and Colours Megazine. Show!

Conheça mais o seu trabalho:

Facebook: https://www.facebook.com/NobatOficial/
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1xAXVaLirdVzOJvXamSIMK?si=PmZoXQqRRJWnuqSR-4JKLQ
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/NobatOficial
 

Fernando Motta
 

Mais um membro da Geração Perdida de Minas Gerais, faz um som contendo sadcore, indie e emocore segundo descrição na fanpage. Lançou, em 2016, seu primeiro álbum solo, “Andando sem olhar Pra Frente” e, em 2017, seu segundo trabalho, “Desde que o Mundo é Cego”. Particularmente curto bastante as suas canções.

Conheça mais sobre Fernando Motta:

Facebook: https://www.facebook.com/fernandomottabh/
Instagram: https://www.instagram.com/fnandomotta/
Canal do Coletivo Geração Perdida de Minas Gerais: https://www.youtube.com/channel/UCvvN2XXkbmlQEa6iSa2PrIw
 

Iconili

 
Em número de membros (11) talvez lembre um Slipknot da vida, mas não é pra tanto, pois esse tipo de som costuma mesmo ter muita gente em sua formação. Na formação André Orandi (teclado e sax alto), Chaya Vazquez (percussão), Gustavo Cunha (guitarra e synth) Henrique Staino (sax tenor e soprano), Josi Lopes (voz), João Gabriel Machala (trombone), Lucas Freitas (sax barítono e clarone), Matas (bateria), Rafa Nunes (percussão), Rafael Mandacaru (guitarra e theremin) e Willian Rosa (baixo). Daí você se pergunta – Mas Seguins, por que você trouxe uma banda tão diferente do habitual para a matéria? – daí eu respondo: – A Oficina é uma mídia cultural (hahahahaha eu literalmente entro dentro de todos os estilos possíveis!). Mas espero que curtam, porque eu to dançando no swing dessa banda até agora, pois é realmente muito boa! Pra quem curte mistura de ritmos e sabores, com temperos da África e do Brasil, é uma boa pedida! Tropical demais esse som! Dá uma fuxicada nos links ou ouça na playlist do final dessa matéria e me diga nos comentários o que achou.

 
Mais informações:

 
Facebook: https://www.facebook.com/iconilibr/
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/artist/6LpIhb1p1EklKKaPQu3VCz?si=jt3Vj46cSzG65lfCR9WoHw
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/ICONILI

 
 
Dolores 602

 
Débora Ventura, Táskia Ferraz, Camila Menezes e Isabella Figueira são as responsáveis por este grupo só de mulheres que é visceral, suave e contagiante. Ah! E como contagia! Essa sonoridade leve que perpetua sobre os ouvidos e enobrece a alma é como um pássaro que pousa para dar de comer aos seus filhotes, e a música é como o alimento para a alma. Vale a pena ouvir esse som!

Conheça o trabalho da Dolores 602:

Facebook: https://www.facebook.com/dolores602/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/bandadolores602
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/artist/506p0gJykuO0ZNyWP38TqO?si=0_1abTghQ1CrU7O_nJBTZw
 
Oceania

 
O Oceania nasceu do fim da banda Udora que já tocou até mesmo no Rock in Rio abrindo para Red Hot Chili Peppers entre outras conquistas (foi uma banda gloriosa). O Oceania que é de Belo Horizonte (assim como a maioria das bandas e artistas presentes nesta matéria) toca um rock moderno e enérgico e que com certeza vale a pena ouvir o novo trampo do vocalista e guitarrista Gustavo Drummond que conta tambem com Daniel Debarry no baixo e Tulio Braga na bateria.

Conheça mais sobre o Oceania:

Facebook: https://www.facebook.com/OceaniaMusica/
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/artist/0GYKpVcl6Di32MLrlfJz2j?si=LSgmgv9pQWuy8JNDHdxjFw
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgZhWkJckqxtzeDsXUk8Bzg
 
Riviera
 

Com guitarras pulsantes e linhas de baixo de arrepiar a alma junto de letras bastante reflexivas, o Riviera é uma banda que merece receber toda atenção possível. Uma das promessas de BH, foi vencedora do Prêmio Rec And Play (2013), já participou do Converse Rubber Tracks em 2016, finalista do Circuito do Rock Festival (2016) e muitas outras conquistas gloriosas. A banda já tocou ao lado de grandes nomes do cenário como por exemplo Fresno, Scalene e Far From Alaska. Preste atenção nessa banda heim!

Acompanhe a banda:

Facebook: https://www.facebook.com/projetoriviera/
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/artist/1KWb1tmzWs8mcPxgjZgT8z?si=i9tkBAhRQ4Oie2SLhlg1bA
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/projetoriviera

 
 
Hevana
 

Banda de Post Hc e Metalcore de BH. Ficaram um tempo em hiato e depois retornaram as atividades mas ainda se nota uma sumida da galera (alô produção, atualiza nóis!). Você achou mesmo que eu não iria por pelo menos uma banda de post hc na matéria? Ah, para né! Eu amo esse estilo pesado e dançante que sempre traz consigo uma boa mensagem. Hevana é na minha opinião uma das melhores bandas do estilo e por isso ganhou espaço na matéria.

 
Conheça melhor o som do Hevana:

 
EP “do Céu ao Inferno” no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=6iChJsVYzXw&list=PLN9oCXJbbSh3SXEMuNM5_BfJ6F_kek9wJ
Facebook: https://www.facebook.com/Hevanaoficial/
 

Senhor Kalota
 

Formada por três integrantes de bandas já conhecidas na cena underground nacional, que são eles: Visso Lana na guitarra e vocal, Alexandre Deléo no baixo e backing vocal e Leo Lago na bateria e backing vocal. A banda tem uma sonoridade que remete aos anos 80 com muito ska, rock e reggae. Assista o clipe de “Só Pra Me Divertir” e divirta-se!? (Juro que não farei mais piadas – até porque a matéria chegou ao fim!)

Mais informações:

Site Oficial: http://www.senhorkalota.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/SenhorKalota/
Instagram: https://www.instagram.com/senhorkalota/
Canal no Youtube: https://youtu.be/5w2k3mKmiFs

 

 

Então é isso galera. Espero que tenham gostado de mais um Especial da Cena Brasileira. Até a próxima e lembre-se: APOIE A CENA DA SUA REGIÃO!

 


Sobre o redator

ch1

Eu sou Charles Seguins, tenho 26 anos e além de redator sou
escritor, músico, compositor, produtor executivo de bandas e de eventos,
social media, criador de conteúdo e comedor de batata (hahaha).
Com alguns prêmios, registros, fãs, seguidores e histórias para contar,
eu vou levando a vida maluca no ritmo do Rio de Janeiro e sempre se reinventando.
Eu acredito que quando se tem verdade tudo é possível
e acrescento que o conhecimento e a ética podem nos salvar.